Profissionais da beleza promovem solidariedade para idosos de abrigo em Itabuna

Sueli revela a beleza de Judith
JBO

Sueli Novaes Santos é profissional da beleza há 23 anos e trabalha em um salão, no bairro de Fátima, em Itabuna. Sua rotina de atividade foi deixada de lado durante a tarde de segunda-feira, dia 9, para se dedicar a um gesto de solidariedade. Ela integrou o grupo de cabeleireiras e manicures da Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles), que visitou o Abrigo São Francisco de Assis, em Itabuna, e realizou a “Tarde de Beleza”. A ação é realizada pela Asbeles e conta com o apoio do Sebrae.

O objetivo da visita foi promover uma ação cidadã para os idosos que moram na unidade. “Fiquei linda”, assumiu Judith Pereira da Silva, de 80 anos, que cortou o cabelo e fez as unhas. Natural de Coaraci, dona Judith foi viver no asilo após a morte do marido. “É sempre bom a receber visitas que nos ajudam a ficar mais alegres”, agradeceu.

“Hoje é um dia especial para mim. Volto para casa e para o trabalho tendo um sentimento muito mais consciente sobre o valor da vida”, disse Sueli. Casada e mãe de um filho de 20 anos, a cabeleireira considerou a convivência com os idosos “uma experiência única”. “No primeiro momento nós achamos que vamos fazer as pessoas felizes, mas aqui descobrimos que essa felicidade é cheia de reciprocidade. Nós damos solidariedade e recebemos carinho, muito carinho”, afirmou.

Orgulhosa da maquiagem que não usava há muitos anos, Eunice do Nascimento, de 78 anos, outra participante atendida pela ação, também estava satisfeita. “Fiz tudo que eu tinha direito. Cabelo, unhas, maquiagem”, comemorou.

A ideia de visitar o abrigo surgiu após uma iniciativa do Ponto de Atendimento do Sebrae de Itabuna. Neste ano, em julho, para facilitar a realização de uma Oficina de Crédito destinada às profissionais da Asbeles, o Sebrae estimulou a doação de alimentos não perecíveis em vez da taxa de adesão. A ação foi se multiplicando. Em Itabuna, 480 estabelecimentos estão inscritos no setor de Vigilância Sanitária e, nos salões, as profissionais começaram a pedir ajuda às clientes. Como resultado, além da “Tarde de Beleza” desta segunda-feira, representantes do Sebrae e da associação entregaram ao asilo cerca de 100 quilos de alimentos.

Segundo a gestora do projeto Comércio, do Sebrae, Karla Peixoto, a campanha “contribui para uma sociedade mais justa e humana”. Para Maria Eugênia Sertório, presidente da Asbeles, o resultado da Campanha Solidária “um sucesso”. Segundo ela, outras ações sociais serão realizadas pelo grupo em parceria com o Sebrae. Maria Eugênia já trabalha, inclusive, na formatação de um projeto para o Dia das Crianças, 12 de Outubro. “Vamos promover ações na creche SOS Canto da Criança e pediremos a clientes e parceiros a doação de lanches para a data festiva”, contou.